A Carregar...
Por favor aguarde...

Comportamento Inadequado

14 MAR 2018

Richard Thaler, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2017, fala-nos da sua perspectiva improvável acerca da economia.

 

 

Leia a sinopse:

 

Richard H. Thaler dedicou a sua carreira ao estudo de uma noção que parece radical: os agentes centrais da Economia são os seres humanos, ou seja, pessoas previsíveis e propensas a erros. Comportamento Inadequado é, neste sentido, uma tentativa séria de recuperar uma disciplina académica que deve ter os pés assentes na terra para mudar o modo como pensamos acerca de Economia, de nós próprios e do mundo. 

A Economia tradicional é feita de intervenientes racionais. No início de sua carreira, porém, Thaler demonstrou que não agimos como se fôssemos seres de razão, uma vez que nos assemelhamos mais a uma espécie de autómatos quando fazemos coisas tão simples como comprar um relógio, vender bilhetes para um espetáculo ao qual não podemos assistir, efetuar uma hipoteca e tantas outras situações recorrentes. Por norma, sucumbimos aos preconceitos e tomamos decisões que se afastam da racionalidade e da razoabilidade. Por outras palavras, temos um mau comportamento e essa atuação desviante tem consequências graves. 

Reunindo descobertas recentes da Psicologia humana com uma compreensão prática de incentivos de mercado e de comportamento, Thaler ilumina os leitores relativamente à tomada de decisões mais inteligentes num mundo cada vez mais incompreensível. Assim, revela-nos como a análise económica comportamental abre novas formas de olharmos para o mundo em questões tão díspares como a vida doméstica, o modo como vemos televisão, abrimos um escritório novo, concebemos projetos pessoais ou profissionais e até como criamos negócios alternativos semelhantes à Uber.

 

Imagem Blog: 5af58876589df-353x512.jpg

 

 

Sobre  o Autor:

 

Richard Thaler é professor de Economia Comportamental na University of Chicago Booth School of Business. Em 2017, foi o vencedor do Prémio Nobel da Economia. Em 2015, tornou-se presidente da American Economic Association. Autor do livro Comportamento Inadequado, Coautor do bestseller Nudge, com Cass R. Sunstein, e autor de The Winners Curse: Paradoxes and Anomalies of Economic, Thaler revela-nos, a partir de um confronto com os velhos padrões da Economia tradicional, um olhar singular sobre as fraquezas do ser humano na interseção entre Economia e Psicologia. As implicações desta realidade para os indivíduos, gestores e formuladores de políticas são, pela mão do autor, tão profundas quanto divertidas.

 

Boas leituras!

 

 

Instituto CRIAP,

Ana Lopes

 

PARTILHE ESTE ARTIGO: