5 motivos para começar a investir na sua formação

voltar atrás

5 motivos para começar a investir na sua formação

A formação é um investimento com benefícios tanto para os profissionais como para as empresas. Conheça algumas razões para investir em formação profissional.

 

Por que investir em desenvolvimento pessoal e profissional?

 

A formação profissional é encarada como um veículo para o crescimento, valorização e evolução profissionais. É cada vez mais uma prioridade, tanto para as empresas, como para colaboradores, e hipotéticos candidatos a emprego.

O desenvolvimento pessoal é tão significativo quanto o desenvolvimento profissional, ou seja, para conseguir o sucesso de forma plena é preciso investir em ambos. O que implica criar um plano com metas, objetivos e as áreas em que se deseja crescer como pessoa e como profissional.

 

Significa estabelecer metas para desenvolver as áreas das nossas vidas que podem não ser exatamente os nossos pontos fortes. Identificamos as nossas fraquezas e criamos uma estratégia sobre como podemos melhorar.

 

O desenvolvimento pessoal pode incluir as seguintes atividades:

- Aumentar a autoconsciência;

- Aumentar o autoconhecimento;

- Melhorar ou desenvolver novas habilidades;

- Construção ou renovação da identidade, ou autoestima;

- Desenvolvimento de pontos fortes;

- Diminuição ou superação dos pontos fracos;

- Melhorar o estilo ou qualidade de vida;

- Melhorar a saúde;

- Definir e executar planos de desenvolvimento pessoal (PDPs);

- Melhorar as habilidades sociais.

 

Desenvolvimento pessoal também pode incluir o desenvolvimento de outras pessoas. Isso pode ocorrer através de papéis como os de professores ou mentores, seja através de uma competência pessoal (tais como a habilidade de determinados gestores em desenvolver o potencial dos empregados) ou através de um serviço profissional.

 

 

Formação significa mais conhecimento

 

 

A formação é essencial para muitos colaboradores que procuram uma forma de atualizar conhecimentos já adquiridos ou por via de formação prévia ou experiência profissional. Com a formação os colaboradores aprendem novos conhecimentos e habilitam-se para um contexto cada vez mais exigente no qual a inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e a competitividade são uma constante. A formação profissional constituiu-se, assim, uma oportunidade de os colaboradores adquirirem competências importantes à execução de um trabalho de excelência.

 

 

Aumento de produtividade

 

 

Quanto mais qualificada for a mão-de-obra, mais aumenta o fator de produtividade. A formação profissional pode constituir-se uma resposta que permite colmatar baixos níveis de produção em resultado de conhecimentos e competências do capital humano insuficientes ou desajustadas.

 

 

Diferenciação no mercado

 

 

Um colaborador qualificado tem mais hipóteses de melhorar do que um colaborador não-qualificado, especialmente tendo em conta a saturação do mercado. Se o indivíduo procura diferenciar-se dos seus pares e obter melhores oportunidades de emprego ou até mesmo uma promoção profissional e salarial, a formação profissional pode ajudá-lo a marcar a diferença.

 

 

Maior probabilidade de inserção profissional 

 

 

Investir em formação profissional é, de facto, uma medida com efetivo potencial de retorno para quem está desempregado, à procura do primeiro emprego ou com vontade de mudar de área de atividade. A formação nunca é de mais, e pode abrir várias janelas de oportunidade. As pessoas com maiores qualificações são aquelas que têm menor dificuldade, em termos de (re)inserção profissional.

 

 

Networking

 

 

As formações são dadas por experts de uma determinada área e juntam profissionais dessa mesma área ou de outras distintas, o que faz delas boas oportunidades de networking onde pode encontrar contactos preciosos. Além disso, estas formações ainda permitem a partilha de experiências e conhecimentos.

 

 

Procura cursos online?

 

 

Investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional implica um processo contínuo de aprendizado e autoaperfeiçoamento. Isso dá-lhe a oportunidade de avaliar os seus pontos fortes e fracos e trabalhar neles. A procura pelo desenvolvimento pode ajudá-lo em todas as áreas da sua vida e, portanto, é uma jornada pessoal, mas que precisa ser priorizada também no âmbito da carreira. O instituto CRIAP possuiu uma oferta formativa vasta e com especialista reconhecidos nacionais e internacionais, pode consultar aqui todas as formações distribuídas por mais de 15 áreas de atuação.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais:  A Psicologia da Black Friday: tudo o que deve saber

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.