8 hábitos prejudicam a sua saúde mental

voltar atrás

8 hábitos que prejudicam a sua saúde mental

A saúde mental é a base da saúde vital, e deve ser cuidado com a importância que damos à saúde física. O próprio conceito vai muito além da ausência de transtornos comportamentais ou doenças mentais.

Tristeza, transtornos de ansiedade, fases depressivas - nem sempre há razões óbvias como a principal razão, mas existem associados. Às vezes são hábitos pequenos que gradualmente se infiltraram na vida quotidiana. Os transtornos mentais geralmente representam stress social e até econômico para um indivíduo e sua família. Por isso, proteger a sua capacidade mental é a chave para uma vida produtiva.

 

 

O que é um hábito?

 

 

Hábitos são atividades que repetimos com frequência, de forma conscientemente ou não, como escovar os dentes, comer um doce depois do almoço, roer as unhas.

É um comportamento aprendido, bom ou mau, que mantemos de forma involuntária e/ou espontânea. É improvável que uma pessoa consiga viver sem hábitos. Facilitam o nosso dia-a-dia e desobstruem a nossa mente para que possamos aprender coisas novas.

Um grande exemplo é conduzir, é uma das maiores autonomias que o ser humano consegue desenvolver, por “uma questão de hábito” todo o processo de coordenação motora juntamente com a visão e o pensamento rápido tornam-se automáticos, um hábito.

 

 

Hábitos prejudiciais à saúde mental

 

 

1. Sedentarismo

 

Existe um vínculo claro entre a saúde mental e o exercício físico. Cientistas descobriram que quem pratica desporto três vezes por semana reduz em 20% o risco de ter depressão. Exercitar-se regularmente trará mais benefícios para o seu bem-estar mental.

 

2. Procura da Perfeição

 

Existe perfeccionismo negativo e positivo. A perfeição positiva significa estabelecer metas que se pode cumprir e saber lidar com os problemas que possam acontecer até atingir esses objetivos. A perfeição negativa é o que afeta a saúde mental, é quando definimos metas que estão acima do alcance, exigindo a perfeição em tudo e refletindo demasiado sobre o fracasso. Temos que aprender que a perfeição não existe e devemos fazer o que é humanamente possível em todas as áreas de nossa vida.

 

3.  Falta de Sono

 

Dormir não afeta apenas as funções corporais, como também as características mentais e emocionais. Por isso, é importante ir à raiz dos problemas de sono e assim curá-los permanentemente. Além disso, tente tornar o local onde dorme o mais confortável e relaxante possível.

 

4.  Procrastinação

 

Aquela pessoa que está constantemente a adiar as tarefas importantes, resume-se maioritariamente a duas razões: Ansiedade ou Stress. Para quebrar o ciclo vicioso, pode fazer algo que lhe traga prazer entre as tarefas desta forma começa a dissociar as tarefas difíceis de algo que realmente não quer fazer. Futuramente o cérebro não vai fazer a ligação entre tarefas difíceis estarem associadas à ansiedade e ao stress.

 

5.  Companhia Permanente

 

Estar permanentemente em companhia e social ativamente pode afetar negativamente sua saúde mental. Deve tirar algum tempo para si próprio e estabelecer pensamentos solitários e que consolidar as ideias que tem e objetivos de vida. De tempo em tempo marque um tempo só para si e aprenda a gostar da sua própria companhia.

 

6.  Relacionamento tóxico

 

Existem pessoas ou comportamentos e hábitos extremamente prejudiciais à nossa saúde mental. Qualquer pessoa que inferiorize o próximo não é saudável, sobretudo numa relação. Existe a tendência de nesse tipo de relacionamento a própria pessoa sentir-se o foco de todos os problemas. Evite!

 

7.  Dependência das Redes Sociais

 

Um dos mais comuns sobretudo na população mais jovem é o uso excessivo da tecnologia. Existe uma tentativa de constante conexão com o outro e de demonstrar o seu próprio mundo, que pode gerar frustração, já que as redes sociais demonstram uma realidade distorcida, inclusive 41% dos jovens dizem que se sentem tristes, depressivos ou ansiosos em contato com as redes sociais.              

 

8.  Levar a vida muito a sério.

 

O bom humor é fundamental para ter uma boa saúde mental. Levar a vida demasiado a sério perdemos a capacidade de aproveitar os bons momentos proporcionados por situações esporádicas e deixamos de conseguir interpretar os bons sinais que a vida dá. Encare os problemas com a devida seriedade, mas sem excessos, ria-se face às diversidades e vai ver que tudo é mais fácil.

 

 

Como manter uma boa Saúde Mental? 

 

 

Procure mudar alguns destes hábitos negativos, sobretudo através da auto-observação, identificando os principais fatores e gatilhos que quebram uma mente saudável. É um processo longo que requer dedicação, mas que o resultado final é absolutamente essencial ao bem-estar.

O instituto CRIAP disponibiliza tanto para a ótica do utilizador como para a ótica dos profissionais várias opções. Disponibilizamos para os nossos profissionais a Especialização Avançada em Inteligência Emocional e Saúde Mental e para quem quiser aprofundar o seu conhecimento com ou sem instrução previa temos à sua disposição a aula aberta Saúde Mental+ : do Tratamento à Prevenção com a Prof. Filomena Santos e ainda o nosso Webinar Saúde Mental, Género e Sexualidade: contextos e desafios com conta com a dupla de oradores Professora Patrícia Pascoal e a Professora Ana Beato.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Saúde mental e doenças emocionais: a 4ª Vaga da pandemia

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.