Coaching Executivo e a sua mais valia individual e

voltar atrás

Coaching Executivo e a sua mais valia individual e organizacional

O Coaching Executivo visa aumentar a consciência, responsabilidade e autoconfiança do profissional, surge associado a inúmeros benefícios.

Coaching Executivo o que é?

Destaca-se que executivos e líderes com experiência em Coaching executivo melhoram a sua performance, motivação e potenciam a forma como comunicam com as equipas em que estão inseridos.

Além disso, o Coaching Executivo estimula que se desenvolva o autoconhecimento, capacitando os profissionais a desenvolverem as suas próprias soluções para os objetivos a que se propõem, tendo como consequência um melhor desempenho na carreira, comprovado largamente em evidência científica.

 

“O Coaching cria condições para aprender e crescer” – John Whitmore

 

Benefícios do Coaching a nível individual

Autoconsciência - parceria entre o Coach e o Coache baseada no processo de questionamento, estas perguntas devem ser colocadas para promover o aumento da própria autoconsciências. Estas questões devem ser exploradoras com o intuito de descobrir as asas que poderão estar escondidas. O Coaching Executivo aplicado a nível individual pressupõe sempre que o individuo tem em si todas as respostas para evoluir e melhorar, e para esta finalidade é essencial o papel do Coach.

Em todo este processo de autoconsciência, o Coaching Executivo aborda também a clarificação dos valores e clarificação das crenças, com o intuito de ganhar poder e o controlo sobre as duvidas e incertezas do Coache.

Todo o processo de questionamento e Autoconsciência finalizam com o processo de Responsabilização, onde o formando apercebe-se dos valores que estão em causa, ganham consciência e finalmente assume a responsabilidade e compromisso para com os objetivos pessoais.

Todo o Coaching tenta projetar a mentalidade de quem o recebe, para um avanço superior, desbloqueando todos os obstáculos que separam do objetivo.

 

Benefícios do Coaching Executivo a nível Organizacional

Como já foi referido neste artigo o Coaching estimula todo o crescimento intrínseco das pessoas, e estimula o desbloqueio dos obstáculos, e nada mais eficaz que isso, para desenvolver o potencial e motivar aquilo que todas as organizações procuram que é melhorias do seu desempenho e melhorias na sua produtividade.

Com o processo de autoconsciência já referido neste artigo, com uma maior consciência interna é também maior a capacidade relacional que pode transmitir um melhor espirito de equipa e uma melhor união de trabalho.

O Coaching Executivo aumenta ainda o compromisso com a própria organização, pois toda a equipa trabalha motivada e com um propósito. Quase que como uma alavanca, todo o departamento de Chefia de uma organização ganha com todos estes processos acima referidos pois consegue uma maior e melhor simbiose na comunicação interna da empresa, uma equipa mais motivada e com mais compromisso dessa forma também conseguindo delegar e monitorizar melhor a própria organização.

 

Como desenvolver as competências com o Coaching Executivo

Após toda esta leitura, podem continuar a surgir questões de como será aplicado em contexto empresarial, ou até mesmo individual? Será realmente necessário este processo?

No Universo de Coaching existe vários públicos-alvo, segmentados e cada um por sua vez único. Procura investir  no seu conhecimento a temática, conheça A Especialização Avançada em Coaching Executivo que se destina a profissionais que queiram aprofundar o seu desenvolvimento e conhecimento sobre o Coaching Executivo, procurando no Coaching uma forma de autoconhecimento e desenvolvimento profissional.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.