Cursos online - As Vantagens e Desvantagens do ensino

voltar atrás

Cursos online - As Vantagens e Desvantagens do ensino à distância

Anteriormente a esta pandemia o ensino à distância já era uma mais valia, então agora sim, tornou-se viral e cada vez mais presente na nossa sociedade.

Com o avanço das tecnologias e a possibilidade de cada vez mais executarmos tarefas do quotidiano na segurança e conforto da nossa casa, e no ensino à distancia não é exceção.
Os alunos cada vez mais preferem e procuram as condições do ensino a distancia e vamos explicar, na opinião dos nossos instituto, todas as vantagens e algumas desvantagens que ocorrem desta pratica.

 

Formação Online? Como funciona, será credível? 


Existem organizações, como é o caso do nosso instituto, que fornecem serviços de ensino, desde cursos práticos, Especializações Avançadas e até mesmo Workshops e Webinares, tudo possível através das ferramentas multimédia maioritariamente vídeo. Durante o ano de 2020, várias foram as faculdades de renome, como Harvard e MIT, nos Estados Unidos, que forneceram cursos gratuitos a qualquer pessoa, dando a oportunidade a milhares de pessoas de aprender conteúdos do seu interesse à distância de um clique. 

 

 

Quais as Vantagens do ensino à distância?

 

1. Poupança de tempo e dinheiro 

Com o ensino à distância, o aluno não precisa de sair de casa, poupando assim tempo e dinheiro nas deslocações.

 

2. Maior Controlo no Horário

O aluno através da formação online consegue escolher o horário que mais lhe convém para coincidir com a restante atividade profissional que já desenvolva, ou até mesmo por motivos pessoais.

 

3. Acesso à informação, onde e quando quiser.

Basta um clique e pode aceder a todo o conteúdo lecionado, rever as vezes que quiser para colmatar determinado problema, e fazer a pesquisa que desejar consoante o ponto de aprendizagem em que vai. 

 

4. Maior Interatividade 

Através das novas tecnologias e da internet consegue aceder a novas plataformas tanto de ensino como de pesquisa que permitem uma maior interatividade e diferentes conteúdos. 

 

Podemos também enumerar algumas vantagens direcionadas aos docentes, como por exemplo, conseguem atingir um maior numero de estudantes (uma turma online não está limitada ao tamanho de uma sala) e consegue criar vários formatos de conteúdo educativo onde apenas a criatividade é o limite.

Fique a par dos testemunhos dos nossos formados sobre esta modalidade de ensino.                                    

 

Quais as Desvantagens do ensino à distância?

 

  1. Socialização

    A falta de socialização com os colegas é sem duvida a maior desvantagem do ensino à distância, que embora para alguns mais envergonhados possa ser considerada até uma vantagem, comparando com a escola tradicional é um ponto menos positivo na grande maioria.
     

  2. Autodisciplina é mais exigente

    Existe também, para os alunos com menos autodisciplina, a facilidade no incumprimento dos horários, que se pode revelar um desafio.   

  


Procura um curso online feito a sua medida?
 

Hoje mais que nunca os cursos online e a formação à distância é uma ferramenta que não pode ser subestimada sobretudo com a dimensão que atingiu nos últimos anos. É importante sempre a instituição que procura tenha um bom conhecimento e uma boa metodologia para lhe que possam oferecer as melhores condições de ensino.
O Instituto CRIAP é líder há mais de 14 anos no ensino à distância, temos uma oferta formativa vasta que conta com inúmeros docentes especializados em formação online e que estarão sempre disponíveis para o ajudar.
 

Gostou do deste artigo? Veja mais: "CCP - o que é?

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.