O Psicólogo Online - Guia Prático para dar teleconsultas

voltar atrás

Psicólogo Online - Guia Prático para dar Teleconsultas

Psicólogo Online - uma novidade cada vez mais em voga na atualidade

 

O que é a Teleconsulta?

 

 

Tal como o nome indica, a teleconsulta, não é nada mais que uma consulta efetuada à distância. Segundo os dados, Portugal já possibilita esta opção de consulta à mais de uma década, desde os inícios de 2010. Se considerarmos que um dos primeiros softwares desenvolvidos com a videochamada em mente foi o Skype, em 2003, conseguimos ter a perceção que efetivamente este método já tem algum tempo de desenvolvimento.

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias e a facilidade com que temos acesso à internet, a Teleconsulta tem vindo cada vez mais a ser uma opção viável e bastante utilizada, sobretudo por portugueses que residem nas ilhas autónomas e imigrantes.

É também um dos métodos mais utilizados na medicina avançada, por vezes o médico que foi recomendado como sendo o tal, talvez seja da Alemanha, ou até mesmo esteja a trabalhar no Japão. A teleconsulta será cada vez mais uma opção utilizada e com os avanços da tecnologia, serão ainda mais facilitadas.

 

 

Resultados da Supervisão Online – serão suficientes?

 

 

Uma das preocupações iniciais para duvidar da terapia online prende-se com, ao contrário do modelo tradicional, os terapeutas não terem a oportunidade de observar in loco o paciente – algo que geralmente é parte integrante e fundamental para produzir uma avaliação e diagnóstico. O tom de voz, a linguagem corporal e o comportamento fornecem informações sobre o estado de cada paciente, e sem esses dados a intervenção poderia pensar-se que ficaria comprometida.

 

A questão é então saber se é possível obter resultados abdicando desse relacionamento físico entre terapeuta e cliente. Será que a comunicação digital pode fornecer capacidades, ferramentas e poder de cura estando os pacientes a olhar para um ecrã?

Ora, embora existam estas preocupações, estudos científicos têm vindo a mostrar que a teleconsulta – ou seja, a consulta de psicologia online – pode ser bastante eficaz para o tratamento de muitos problemas de saúde mental. Efetivamente, há uma série de estudos feitos nos últimos anos em relação à eficácia de algumas intervenções psicoterapêuticas na modalidade online, não só em terapia de grupo, mas também nos casos de um para um, ou seja, em contexto individual.

                              

 

O que pensam os Profissionais da área da Psicologia?

 

 

A teleconsulta é um procedimento cada vez mais utilizado pelos profissionais da saúde mental. Sobretudo atualmente, com a pandemia ainda a dificultar a vida e os acessos tanto nos transportes, como na disponibilidade dos próprios profissionais que têm vindo a ser cada vez mais requisitados. O Instituto CRIAP contou com a colaboração de quatro reconhecidas psicólogas, com experiência comprovada neste método de consulta psicológica online que partilharam todo o seu conhecimento através do nosso novo E-book.

 

 

CONHEÇA A OPINIÃO DO PROFISSIONAIS DE SAUDE -> Faça aqui o Download do nosso Ebook
 

 

Estar em contacto com a psicologia é alcançar uma perceção mais diversificada da ligação entre o complexo da mente e as nossas decisões. Se está à procura de cursos de Psicologia, consulte a nossa oferta formativa online na área da Psicologia com acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses



Gostou deste Artigo? Veja mais:  10 curiosidades sobre a Psicologia

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | Tik Tok
 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.