Psicologia no contexto Desportivo

voltar atrás

Psicologia do Desporto - Contextualização e Intervenção

A preparação de um desportista implica não só o foco na condição física como também nos aspetos psicológicos e emocionais.

 

O Desporto consiste em todas as formas de atividade física que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo expressar ou melhorar a condição física e psicológica. Pode também ser conceptualizada como uma atividade física sujeita a regras e que visa a competição.

 

Embora a capacidade física seja um fator muito importante para o resultado da prática desportiva, existem outros fatores igualmente relevantes, como é o caso da destreza mental do desportista.

 

Se as condições físicas, parecem ter sempre uma importância muito relevante, quando dois atletas têm o mesmo valor físico, são os fatores psicológicos que podem determinar o resultado pretendido. A psicologia enquanto área de intervenção, privilegia grande parte da sua ação na educação e treino de competências psicológicas, facilitadoras da atuação do sujeito neste tipo de contexto.

 

 

Psicologia do Desporto – O que é?

 

 

A Psicologia do Desporto consiste num ramo da Psicologia que procura auxiliar os atletas a atingirem os seus objetivos, através do controlo de certas variáveis psicológicas. O acompanhamento dos especialistas em psicologia desportiva é feito a indivíduos de todas as idades e níveis de habilidade, desde iniciantes até atletas de competição, e também a equipas desportivas e treinadores. De forma resumida, é prestado apoio a todos os indivíduos que procuram melhorar o seu desempenho ou adotar um estilo de vida saudável.

 

Os profissionais avaliam o desempenho dos atletas e tentam compreender se o rendimento dos mesmos é afetado por algum fator psicológico. Estes trabalham em conjunto o domínio de alguns fatores como a resistência ao stress e à frustração e a capacidade de resiliência.

 

 

Quais as funções de um Psicólogo Desportivo?

 

Existem alguns aspetos imprescindíveis no trabalho de um psicólogo desportivo, uma vez que este ambiciona enaltecer os resultados dos atletas que acompanha e ajudá-los a atingir o seu potencial máximo. Tanto no âmbito individual como em equipa, destacam-se os seguintes:

 

Avaliação Psicológica – De forma a garantir que a intervenção é a mais adequada, é fundamental que seja feita uma avaliação psicológica prévia que visa compreender o perfil psicológico e a personalidade, bem como a presença de alguma dificuldade emocional especifica, dos indivíduos em questão.

 

Treino de competências – Existem determinadas competências que são fundamentais para obter sucesso desportivo, tais como:

 

 

  • Motivação: Perceber quais as principais motivações do individuo e perceber de que forma podem influenciar o seu desempenho.

 

  • Autoconfiança: Analisar se o atleta acredita que é possível alcançar o objetivo, bem como tomar decisões em prol das suas vontades.

 

  • Concentração: Compreender a capacidade do atleta em concentrar toda a sua atenção sem distrações externas.

 

  • Gestão da pressão: Analisar se o individuo tem a capacidade de lidar com o que é esperado de si bem como ajudá-lo a gerir a ansiedade e o stress.

 

  • Aptidões sociais: Analisar e estimular as relações dentro de uma equipa, de forma a alcançar melhores resultados e a saber lidar com a frustração

 

  • Resiliência: Compreender e estimular a capacidade de persistência dos indivíduos.

 

 

Monitorização – De forma a otimizar o desempenho dos atletas e a promover o seu bem-estar, é necessário manter o acompanhamento psicológico de forma regular para que este possa ser adequado aos diferentes contextos e momentos da vida dos indivíduos.

 

 

Intervenção em situações de instabilidade emocional – Em situações de instabilidade emocional causadas pela ocorrência de lesões ou conflitos, é fundamental que haja intervenção do psicólogo desportivo no sentido de auxiliar a gestão destes acontecimentos.

 

 

 

De que forma é aplicada a Psicologia do Desporto?

 

 

A atuação de um especialista em psicologia desportiva começa muito antes da realização de uma prova ou evento. O trabalho destes profissionais assenta num fator-chave, que é a preparação, nomeadamente:

 

  • Preparação pré-época.
  • Preparação específica para o evento.
  • Apoio técnico e moral durante o evento.
  • Análise após a partida.

 

Uma vez que todos estes momentos são decisivos para o sucesso do atleta, só assim é que o especialista poderá garantir que existe uma relação de harmonia entre a condição física e psicológica do desportista e que este está capacitado para alcançar o seu objetivo.

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre a Psicologia do Desporto? Descubra a Especialização Avançada em Psicologia do Desporto e ainda o Webinar “Mind tools: a psicologia no alto rendimento desportivo” com o orador convidado, Professor Pedro Almeida.

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Psicologia, o que é?

Procura Formação relacionada? Descubra os nossos Cursos e Especializações Avançadas na área da Psicologia

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.