Psicologia do Desporto: Mentes Sãs, Equipas Sãs

voltar atrás

Psicologia do Desporto: Mentes Sãs, Equipas Sãs

Descubra como a psicologia do desporto potencia foco, coesão e resiliência. Estratégias práticas para liderar balneários, prevenir burnout e transformar desempenho.

A preparação de um desportista implica não só o foco na condição física como também nos aspetos psicológicos e emocionais.

 

O Desporto consiste em todas as formas de atividade física que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo expressar ou melhorar a condição física e psicológica. Pode também ser conceptualizada como uma atividade física sujeita a regras e que visa a competição.

 

Embora a capacidade física seja um fator muito importante para o resultado da prática desportiva, existem outros fatores igualmente relevantes, como é o caso da destreza mental do desportista.

 

Se as condições físicas, parecem ter sempre uma importância muito relevante, quando dois atletas têm o mesmo valor físico, são os fatores psicológicos que podem determinar o resultado pretendido. A psicologia enquanto área de intervenção, privilegia grande parte da sua ação na educação e treino de competências psicológicas, facilitadoras da atuação do sujeito neste tipo de contexto.

 

 

Psicologia do Desporto: O que é?

 

A Psicologia do Desporto trata-se de um ramo da Psicologia que procura auxiliar os atletas a atingirem os seus objetivos, através do controlo de certas variáveis psicológicas.

 

O acompanhamento dos especialistas em psicologia desportiva é feito a indivíduos de todas as idades e níveis de habilidade, desde iniciantes até atletas de competição, e também a equipas desportivas e treinadores.

 

De forma resumida, é prestado apoio a todos os indivíduos que procuram melhorar o seu desempenho ou adotar um estilo de vida saudável.

 

 

Quais as funções de um Psicólogo Desportivo?

 

Os psicólogos desportivos avaliam o desempenho dos atletas e tentam compreender se o rendimento dos mesmos é afetado por algum fator psicológico. Estes trabalham em conjunto o domínio de alguns fatores como a resistência ao stress e à frustração e a capacidade de resiliência.

 

Existem alguns aspetos imprescindíveis no trabalho de um psicólogo desportivo, uma vez que este ambiciona enaltecer os resultados dos atletas que acompanha e ajudá-los a atingir o seu potencial máximo. Tanto no âmbito individual como em equipa, destacam-se os seguintes:

 

 

1. Avaliação Psicológica

 

De forma a garantir que a intervenção é a mais adequada, é fundamental que seja feita uma avaliação psicológica prévia que visa compreender o perfil psicológico e a personalidade, bem como a presença de alguma dificuldade emocional específica, dos indivíduos em questão.

 

 

2. Treino de competências

 

Existem determinadas competências que são fundamentais para obter sucesso desportivo, tais como:

 

  • Motivação: Perceber quais as principais motivações do indivíduo e perceber de que forma podem influenciar o seu desempenho.
  • Autoconfiança: Avaliar se o atleta acredita que é possível alcançar o objetivo, bem como tomar decisões em prol das suas vontades.
  • Concentração: Compreender a capacidade do atleta em concentrar toda a sua atenção sem distrações externas.
  • Gestão da pressão: Analisar se o individuo tem a capacidade de lidar com o que é esperado de si bem como ajudá-lo a gerir a ansiedade e o stress.
  • Aptidões sociais: Avaliar e estimular as relações dentro de uma equipa, de forma a alcançar melhores resultados e a saber lidar com a frustração
  • Resiliência: Compreender e estimular a capacidade de persistência dos indivíduos.

 

 

3. Monitorização

 

De forma a otimizar o desempenho dos atletas e a promover o seu bem-estar, é necessário manter o acompanhamento psicológico de forma regular para que este possa ser adequado aos diferentes contextos e momentos da vida dos indivíduos.

 

 

4. Intervenção em situações de instabilidade emocional

 

Em situações de instabilidade emocional causadas pela ocorrência de lesões ou conflitos, é fundamental que haja intervenção do psicólogo desportivo no sentido de auxiliar a gestão destes acontecimentos.

 

 

De que forma é aplicada a Psicologia no Desporto?

 

A atuação de um especialista em psicologia desportiva começa muito antes da realização de uma prova ou evento. O trabalho destes profissionais assenta num fator-chave, que é a preparação, nomeadamente:

 

  • Preparação pré-época.
  • Preparação específica para o evento.
  • Apoio técnico e moral durante o evento.
  • Análise após a partida.

 

Uma vez que todos estes momentos são decisivos para o sucesso do atleta, só assim é que o especialista poderá garantir que existe uma relação de harmonia entre a condição física e psicológica do desportista e que este está capacitado para alcançar o seu objetivo.

 

 

Formação em Psicologia Desportiva

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre Psicologia do Desporto? Descubra a Especialização Avançada em Psicologia do Desporto, Exercício e Performance.

 

Esta formação, acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, destina-se a profissionais da área da Psicologia, Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Gestão do Desporto e outras áreas relevantes, e oferece competências essenciais para:

 

  • Identificar pensamentos, emoções e comportamentos da equipa desportiva;
  • Implementar técnicas de treino psicológico para promover a melhoria do desempenho desportivo;
  • Apoiar o desenvolvimento a longo prazo do atleta, nomeadamente na gestão de relações familiares e variáveis psicossociais;
  • Prevenir riscos psicossociais associados às práticas desportivas;
  • Entre outras.

 

Garanta já a sua vaga! Conheça o plano curricular, corpo docente e todas as informações necessárias para proceder à sua inscrição.