O que é terapia cognitivo comportamental? (TCC)

voltar atrás

O que é terapia cognitivo comportamental?

A terapia cognitiva comportamental (TCC) foi fundada no início da década de 60 a partir de outra abordagem da psicologia chamada Behaviorismo.

 

O que é terapia cognitivo comportamental (TCC)?

 

 

Dedicada a compreender o comportamento humano, essa teoria acredita que os comportamentos resultam das experiências e do condicionamento. De modo semelhante, a TCC também tem grande foco no comportamento. Todavia, essa abordagem psicológica defende que o modo como as pessoas agem resulta da interpretação da realidade de cada um. A TCC é recomendada para tratar diversos problemas emocionais e transtornos mentais, sendo uma das abordagens psicológicas mais utilizadas em todo o mundo.

Aaron Beck, neurologista e psiquiatra britânico, é o fundador da TCC. Em razão das suas contribuições para a psicologia, recebeu o título de “pai da terapia cognitivo comportamental”. Para compreender esta abordagem a fundo, destacamos três elementos importantes referidos em baixo:

 

 

Emoções 

 

 

As nossas emoções ditam o nosso comportamento. Esse processo ocorre tão automaticamente que muitas pessoas não conseguem pontuar quais emoções as motivaram a agir de determinada maneira. Um dos objetivos da TCC é modificar padrões comportamentais nocivos através do ensinamento de como lidar com a abundância de emoções. Dessa forma, situações demasiadamente negativas ou stressantes são administradas de modo mais saudável pelos pacientes da terapia.

 

 

Pensamentos disfuncionais

 

 

Esta abordagem psicológica também leva em conta os pensamentos disfuncionais e o seu impacto no comportamento humano. Um pensamento disfuncional é caracterizado pela distorção da realidade. Ou seja, a pessoa faz uma interpretação errada de uma situação. A partir das emoções geradas por esses pensamentos, surge o comportamento disfuncional. Se a pessoa não encontrar uma maneira de confiná-lo, eventualmente poderá causar sofrimento a longo prazo.

A TCC procura desfazer esse padrão comportamental nocivo e substitui-lo por um padrão capaz de promover o bem-estar emocional dos pacientes.

 

 

Crenças nucleares

 

 

A terapia cognitiva comportamental também trabalha com crenças nucleares, formadas a partir da história de vida de cada um. As experiências de vida que nós temos após a formação de uma crença ajudam a consolidá-la ou a contrariá-la. As crenças podem ser tanto positivas quanto negativas. Além de serem influenciadas por pensamentos disfuncionais e emoções, as interpretações do meio e de outros indivíduos também são impactadas pelas crenças nucleares.

 

 

Abordagens da Psicologia

 

 

A psicologia possui diversas abordagens diferentes cujo objetivo principal é o mesmo: ajudar as pessoas a terem vidas tranquilas, agradáveis e livre de problemas psicológicos.

A TCC é somente uma delas e nem todos os pacientes cujos problemas têm relação com as questões citadas anteriormente respondem da melhor forma a uma terapia deste género. Como cada indivíduo possui uma personalidade única, algumas abordagens são mais eficientes que outras.

Se quiser aprofundar mais o seu conhecimento pode assistir ao nosso Webinar com a Prof. Liliana Meira sobre “Intervenção na ansiedade: os novos desafios” onde abordamos vários parâmetros da TCC, e ainda o instituto CRIAP conta com várias especializações onde conseguirá aumentar ainda mais o seu conhecimento como a Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais,  a Especialização Avançada em Terapia Cognitivo-Comportamental na Depressão e Ansiedade e ainda a Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais com Adultos.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais:  Ansiedade: quais os principais sintomas

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok
 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.