Sexologia Clínica – Intervenção nas Perturbações

voltar atrás

Sexologia Clínica – Intervenção nas Perturbações Sexuais

A nível mundial, a prevalência de disfunções sexuais situa-se entre os 25% e os 63%.

 

 

A Organização Mundial de Saúde define a saúde sexual como “o estado de bem-estar físico, emocional, mental e social associado à sexualidade e não só a ausência de doenças, disfunções ou enfermidades”.

 

Já a sexualidade é definida, segundo a OMS, como um “aspeto central do ser humano ao longo da vida, que inclui sexo, identidade de género, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução”.

 

Ambos os conceitos são definidos segundo uma perspetiva multidimensional e não restringidos apenas à atividade sexual em si, uma vez que atualmente está comprovado que diversos fatores relacionados com a saúde sexual e com a sexualidade estão diretamente relacionados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida do ser humano. Assim, quando determinados aspetos comprometem este relacionamento, poderão existir consequências na saúde e no bem-estar destes indivíduos.

 

A área de atuação que intervém nos constrangimentos derivados da sexualidade e da saúde sexual é a Sexologia Clínica. Apesar de algumas patologias requererem a intervenção de especialidades médicas como a ginecologia e a psiquiatria, é a Sexologia Clínica que presta aconselhamento, diagnostica e prescreve o tratamento em situações nas quais se possa experienciar dificuldades e disfunções sexuais, podendo atuar de forma individual e/ou em casal.

 

 

Disfunções sexuais

 

 

A recorrência de situações nas quais se verifica incapacidade de participar ou concretizar um relacionamento sexual de forma satisfatória para si e/ou para o seu companheiro, sugere que o individuo possa apresentar alterações ou perturbações no seu ciclo de reposta sexual.

 

As disfunções sexuais podem caracterizar-se por alterações no desejo, por alterações de resposta aos estímulos sexuais, pela dificuldade ou incapacidade de obter o orgasmo, pela presença de dor ou por uma junção das várias situações.

 

As causas das disfunções sexuais podem ser variadas, sendo que os fatores podem ter origem psicológica, fisiológica, ou numa combinação de ambos. Algumas destas causas podem ser problemas de saúde físicos e psicológicos, o consumo de substâncias como o tabaco, drogas e álcool, a utilização de alguns medicamentos, traumas sexuais, problemas conjugais, preocupações com o desempenho sexual e a falta de conhecimento do próprio corpo. 

 

 

Disfunções sexuais femininas mais comuns:

 

  • Desejo sexual hipoativo
  • Aversão sexual
  • Perturbação da excitação sexual
  • Perturbação do orgasmo
  • Dispareunia
  • Vaginismo

 

 

Disfunções sexuais masculinas mais comuns:

 

  • Desejo sexual hipoativo
  • Disfunção eréctil
  • Disfunções ejaculatórias
  • Inibição do orgasmo
  • Dispareunia

 

 

Redes sociais e o impacto na sexualidade

 

 

As redes sociais são atualmente as plataformas digitais mais utilizadas a nível mundial. A sua evolução veio transformar a forma como comunicamos e interagimos online. No entanto, a sua utilização torna-se problemática quando adquire características de dependência que interferem no bem-estar dos utilizadores e dos indivíduos que os rodeiam. A utilização compulsiva destas plataformas pode estar na origem do aparecimento e desenvolvimento de diversas disfunções sexuais.

 

Segundo o estudo realizado pelo Wiliam James Center for Research do Instituto Universitário de Lisboa e conduzido pelo Prof. Dr. Rui Miguel Costa, os indivíduos que demonstram um comportamento aditivo na utilização das redes sociais, têm um maior risco de desenvolver disfunções sexuais. Nomeadamente, os homens podem apresentar maior probabilidade de desenvolver disfunção erétil e insatisfação sexual e as mulheres podem desenvolver perturbações do orgasmo e da excitação sexual.

 

É então fundamental moderar o consumo das redes sociais devido aos riscos que estas representam para a saúde derivados da sua utilização excessiva. Estes consistem não só numa relação direta com a probabilidade de desenvolver perturbações sexuais, mas também em distúrbios emocionais, ansiedade, depressão e isolamento.

 

 

Consulta de Sexologia Clínica

 

 

As consultas de Sexologia são um espaço dedicado ao apoio, aconselhamento e esclarecimento sobre todos os aspetos relacionados com a saúde sexual. Com isto, significa que não é necessário sofrer de uma perturbação sexual para recorrer a esta consulta, uma vez que esta é um espaço ao qual nos podemos dirigir apenas para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de informação.

 

No caso de um individuo manifestar alguma disfunção sexual, o diagnóstico decorre de uma avaliação da saúde geral do mesmo e, se aplicável, da realização de exames que verifiquem ou excluam a existência de alguma patologia.

 

O tratamento varia consoante a problemática uma vez que esta pode ter diferentes origens. A intervenção em Sexologia pode passar por simples alterações no estilo de vida dos indivíduos, como por terapêuticas com medicamentos ou até terapia sexual.

 

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre Sexologia? Descubra a nossa Especialização Avançada em Sexologia Clínica com a Coordenação Científica do Dr. Fernando Mesquita e ainda o Webinar “Redes Sociais e Perturbações Sexuais: Mito ou Verdade”  com o orador Professor Doutor  Rui Miguel Costa.

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Psicologia, o que é?

Procura Formação relacionada? Descubra os nossos Cursos e Especializações Avançadas na área da Psicologia

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.