A Neurociência da Consciência

voltar atrás

A Neurociência da Consciência

A Neurociência da Consciência no Instituto CRIAP
13 
DEZ 
2021
18:00h
Local

Sala Virtual

Valor

20.00€

Para este Webinar contamos com a participação da Professor Anil Seth, professor em Neurociência Cognitiva e Computacional na Universidade de Sussex e co-diretor e fundador do Sackler Center for Consciousness Science. No seu trabalho investigativo, tenta compreender a base biológica da consciência reunindo pesquisas em neurociência, matemática, inteligência artificial, ciência da computação, psicologia, filosofia e psiquiatria. Além de fornecer novos insights sobre a natureza da consciência, a sua pesquisa tem importantes aplicações práticas - conduzindo novas abordagens clínicas para transtornos psiquiátricos, bem como abordagens inovadoras para machine learning e tecnologias inspiradas na forma como o cérebro funciona. 

Anil também é codiretor do Programa CIFAR (Instituto Canadiano de Pesquisa Avançada) sobre Cérebro, Mente e Consciência, um Investigador Avançado do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC)e  Editor-chefe da revista académica Neuroscience of Consciousness (Oxford University Press. Publicou mais de 180 artigos de pesquisa numa variedade de áreas e foi duas vezes reconhecido como um ‘Investigador Altamente Citado’ da Web of Science – que reconhece o top 1% dos pesquisadores em todo o mundo por área (2019. 2020). Possui uma licenciatura  em Ciências Naturais (MA, Cambridge), Sistemas Baseados no Conhecimento (MSc, Sussex) e Ciência da Computação e Inteligência Artificial (Ph.D., Sussex). Realizou um pós-doutoramento em San Diego com o Prémio Nobel Gerald Edelman.

 

Anil Seth combina o seu trabalho científico com uma forte ênfase no divulgação pública. A sua palestra TED Talk de 2017 foi vista mais de onze milhões de vezes. Foi presidente da British Science Association (Seção de Psicologia) em 2017 e o vencedor de 2019 do prémio KidSpirit Perspectives. Participou em diversos  podcasts de alto perfil (Sam Harris, Russell Brand, Chris Anderson). Apareceu igualmente em vários filmes (The Most Unknown, The Search), participa regularmente na BBC Radio e escreveu para Aeon, The Guardian, Granta, New Scientist e Scientific American, entre outros. E ditou e foi coautor do best-seller 30 Second Brain (Ivy Press, 2014) e colaborou numa ampla gama de projetos de arte-ciência, de drama (Elegy, Nick Payne) a rap (The Rap Guide to Consciousness, com Baba Brinkman) .

 

 

 

A Neurociência da Consciência: Contextualização:

 

 

Agora mesmo, bilhões de neurônios no nosso cérebro estão a trabalhar juntos para gerar uma experiência consciente, não apenas qualquer experiência consciente, a sua experiência do mundo ao seu redor e de você mesmo dentro dele. Como é que isso acontece? De acordo com o neurocientista Anil Seth, “estamos todos a alucinar simultaneamente; quando concordamos sobre as nossas alucinações, chamamos-lhe de realidade".

 

 

Data: 13 de dezembro de 2021

Hora: 18h00 - 19h30

Duração: 1:30h

Formato: Plataforma Zoom

 

 

A Neurociência da Consciência: o que vai abordar o webinar?

 

Este webinar sobre a “A Neurociência da Consciência”, para além de partilhar conhecimento científico sobre a área, dará também resposta aos seguintes tópicos:

 

  • Nível consciente: o que determina o quão conscientes somos? Por exemplo, o que explica as mudanças globais no nível de consciência quando adormecemos ou nos submetemos a uma anestesia geral?
     

  • Conteúdo consciente: o que determina do que temos consciência? Explicar como nossas intricadas cenas perceptivas são construídas a partir das previsões do cérebro sobre as causas dos sinais sensoriais.A preservação dos vestígios e a tempestividade na sua recolha
     

  • Eu consciente: o que está por de trás da experiência específica de "ser eu"? Argumentar-se-á que as experiências da individualidade também são variedades de predição perceptiva - mas de um tipo muito especial, um tipo que destaca conexões profundas entre consciência e vida.
     

Oradores

Anil Seth

Perguntas Frequentes

A inscrição no evento tem algum custo?

Sim, a inscrição tem um custo de 20 euros, com certificado incluído e acesso à gravação.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar "A Neurociência da Consciência" vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, todos os participantes inscritos têm acesso à gravação da sessão, que é enviada por e-mail num período máximo de 3 dias úteis.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, todos os participantes inscritos têm direito ao certificado de participação no evento.

O certificado não tem custo adicional, estando já incluído no valor da inscrição. O certificado é enviado digitalmente através de e-mail mas, se assim pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP. 

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT. Assim, ao fazer esta adição ao seu currículo e LinkedIn sabe que está a valorizar-se com uma certificação reconhecida pelo mercado, ganhando destaque junto dos colegas de profissão, clientes e parceiros.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.