Trauma e Ação Humanitária

voltar atrás

Trauma e Ação Humanitária

Webinar Trauma e Ação Humanitária no instituto CRIAP
05 
JUN 
2024
20:00h
Local

Sala Virtual

Valor

10.00€

Este webinar vai contar com a presença da oradora Inês Carolina Ribeiro, especialista em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é especialista na área de saúde mental e colabora numa organização internacional, estando em missão na Ucrânia. Entre 2022 e 2023, esteve em missão na Síria. Foi Coordenadora Nacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial na Cruz Vermelha Portuguesa até 2023, onde coordenou respostas na área das emergências, violência doméstica, acolhimento de refugiados e programas comunitários e corporativos. Também desempenha funções de consultora no apoio a ONGs e outras entidades no âmbito da intervenção psicossocial e saúde mental no apoio a grupos vulneráveis. Em 2019, coordenou a resposta de intervenção psicossocial da Cruz Vermelha Portuguesa em Moçambique após o ciclone Idai. Exerceu funções de psicóloga clínica nos centros de saúde de seis concelhos afetados pelos incêndios de 2017, em articulação com as equipas de saúde mental comunitária, e trabalhou numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e na Rede Local de Intervenção Social.

 

Enquadramento: 


O aumento e a complexidade dos desastres e conflitos têm representado grandes desafios para a saúde mental em todo o mundo. Nas crises humanitárias, as populações enfrentam uma variedade de eventos potencialmente traumáticos, ao mesmo tempo em que os serviços de saúde são afetados. Por isso, é crucial que as questões de saúde mental estejam na agenda das organizações, sem negligenciar a importância da formação dos profissionais nesta área. Os profissionais devem estar capacitados para implementar ações sustentáveis com o objetivo de melhorar a saúde mental de indivíduos e populações. O conhecimento sobre o trauma e como ele se manifesta é fundamental para o planeamento dessas intervenções.

 


Tópicos a apresentar:

 

 

  1. O papel das organizações na promoção da saúde mental em contexto humanitário
  2. Intervenções sustentáveis - da avaliação à implementação
  3. Factos e Números sobre a saúde mental em contexto humanitário
  4. Saúde Mental e apoio psicossocial em contexto humanitário (conceitos-chave)

 

Data: 5 de junho de 2024

 
Hora: 20h00 - 21h00


Duração: 1:00h


Formato: Plataforma Zoom

Oradores

Inês Ribeiro

Perguntas Frequentes

A participação no evento tem algum custo?

Não, a participação no evento é gratuita, com a possibilidade de solicitar o acesso à gravação e o certificado de participação pelo valor de 10€.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, os participantes inscritos que solicitarem acesso à gravação da sessão, receberão o link por e-mail num período máximo de 3 dias úteis, após a realização do evento.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, os participantes inscritos que solicitaram o certificado de participação, receberão por e-mail num período máximo de 3 dias úteis. O certificado é enviado digitalmente, mas se pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP.

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.