Violência sexual e tipologias de agressores sexuais

voltar atrás

Violência sexual e tipologias de agressores sexuais

06 
JUN 
2024
18:00h
Local

Sala Virtual

Valor

10.00€

Este Webinar irá contar com a presença do orador Dr. Jorge Cardoso, Psicólogo Clínico, doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto. Possui o grau de Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde. Terapeuta Sexual, creditado pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Exerceu atividade clínica no Serviço de Psicoterapia Comportamental e na Consulta de Sexologia e Aconselhamento Conjugal do Hospital Júlio de Matos, entre 1997 e 2008. Atualmente é Professor Associado na Egas Moniz School of Health & Science, onde leciona desde 1997. Membro do Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research e da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde do ISPA. Realiza investigação nos domínios da Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Violência Sexual. É autor de vários artigos e capítulos de livros, publicados a nível nacional e internacional.

 

 

Enquadramento:

 

A violência sexual constitui um problema global, afetando crianças, jovens e adultos de todos os estatutos socioeconómicos, religiosos e culturais. Tratando-se de um fenómeno heterogéneo, complexo e multideterminado, ao longo dos tempos surgiram inúmeras propostas de sistematização deste tipo de violência. A compreensão das formas, agentes e contextos de ocorrência da violência sexual, possibilitará melhores práticas ao nível da prevenção, bem como da avaliação e intervenção com vítimas e agressores. 

 

 

Objetivos:

 

Compreender as características fundamentais do fenómeno da violência sexual e as tipologias mais comuns de categorização da agressão sexual. 

 

 

Tópicos a apresentar: 

 

 

  • Conceito(s) de violência sexual.  
  • Abusadores sexuais e violadores: exclusividade, preferência e transversalidade.  
  • Motivações, contextos e dinâmicas da violência sexual.  
  • O papel facilitador/mediador das novas tecnologias.

 

 

 

Data: 06 de junho de 2024

 
Hora: 18h00 - 19h00


Duração: 1:00h


Formato: Plataforma Zoom

Oradores

Jorge Cardoso

Perguntas Frequentes

A participação no evento tem algum custo?

Não, a participação no evento é gratuita, com a possibilidade de solicitar o acesso à gravação e o certificado de participação pelo valor de 10€.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, os participantes inscritos que solicitarem acesso à gravação da sessão, receberão o link por e-mail num período máximo de 3 dias úteis, após a realização do evento.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, os participantes inscritos que solicitaram o certificado de participação, receberão por e-mail num período máximo de 3 dias úteis. O certificado é enviado digitalmente, mas se pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP.

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.